15/09/2014

PRIMEIROS PASSOS

É com muita satisfação e carinho que inicio hoje a minha jornada de blogueira. Neste blog contarei um pouco da minha experiência antes/durante/pós intercâmbio, desde a escolha do destino/escola/acomodação, valores dos orçamentos... até relatos das minhas aventuras em terras estrangeiras.

Resolvi unir o útil ao agradável, ou seja, a obrigatoriedade de me tornar fluente no idioma inglês e o prazer de viajar e conhecer novas culturas. Afinal, tem coisa mais prazerosa e gratificamente do que viajar?


Bem... após anos e anos decidi finalmente colocar um sonho das antigas em prática... fazer meu intercâmbio!!! Às vezes me pergunto o porquê de ter demorado tanto para tomar essa decisão. Talvez fosse falta de coragem de largar tudo e partir rumo a essa nova experiência, não sei ao certo, mas como já diz o famoso ditado: Antes tarde do que nunca!

Resolvi colocar o plano em prática após um mochilão que fiz pelo Brasil durante a Copa do Mundo este ano. Ao conversar com pessoas de várias nacionalidades, mais especificamente uma moça, muito simpática por sinal, das Ilhas Salomão, verifiquei o quanto meu inglês ainda é deficiente. Na verdade, já havia percebido isso durante o mochilão que fiz para Machu Picchu, o qual o grupo era composto de 12 pessoas, de todas as partes do mundo (Inglaterra, Irlanda, Espanha, Escócia, Holanda, etc). Confesso que fique bastante frustada pela dificuldade que tive em manter um diálogo "natural" com essas pessoas.

Enfim, após essas experiências, tomei coragem para levar o assunto intercâmbio mais a sério. Fiz inúmeras pesquisas, conversei bastante com amigos e pessoas que já haviam feito intercâmbio. Foi aí que surgiu a parte mais difícil: decidir o destino! Tá bom que não sabia para onde ir mas pelo menos tinha certeza dos lugares que não gostaria de ir de jeito nenhum: Canadá, EUA e Inglaterra (questão de preço). Me restaram dois países: Irlanda e Austrália.


Devo dizer que a Irlanda era minha favorita e achei que nada iria me fazer mudar de idéia quanto a minha escolha por este país. Além de ser mais próximo do Brasil, a Irlanda está na Europa, ou seja, poderia conhecer vários outros países de quebra. Resumindo, estava praticamente decidida.... porém, em meio a inúmeras depoimentos de amigos e conhecidos que foram para a Austrália, comecei a mudar meus pensamentos. Lá estava de novo cheia de ??? dúvidas ??? e de volta à estaca zero. Decidi então pesquisar mais a fundo esses dois países e fazer um lista de prós e contras. Segue lista resumida:

Clima
A Austrália foi a minha escolhida sem dúvida, e a justificativa é bem simples: não curto lugares muito frios e chuvosos.

Geografia
Mais um ponto para Austrália, e mais uma vez a justificativa é simples: desertos ou zonas semi-áridas, ou seja, muitas praias belíssimas e eu AMO DE PAIXÃO PRAIA!

Moeda
De novo ponto para Austrália, afinal a cotação de 2,11 (dólar australiano) comparada à 3,03 (euro) não há o que falar né?

Localização
Como já disse anteriormente, a Irlanda dá de 10 a Zero nesse quesito. Um sonho estar na Inglaterra, Espanha, França, etc, em questão de "um pulo", .

Como vocês podem perceber, não foi uma decisão fácil e me restavam as diversas interrogações. Até que um belo dia conheci o blog Não Provoque da Paula Buzzo. Simplesmente fiquei encantada com os posts dela sobre a Austrália... gentchie, que país lindo!
A Paula Buzzo foi para Austrália pela agência Hello Australia. Entrei em contato com eles entre outras agência bem conhecidas: CI, Global Village, etc. A Hello Austrália me conquistou logo de cara, acredito que por eles serem uma agência exclusiva para intercâmbio na Austrália e possuírem escritório por lá, e além disso serem super cuidadosos e atenciosos.
Em suma, a árdua tarefa de escolher o destino estava concuída. AUSTRÁLIA foi a escolhida!
Acredito que o clima pesou muito, afinal, sou fã do calorzinho (sou de Manaus, acho que isso justifica). Sem contar que, como já disse anteriormente, AMO praia e na Austrália praia é o que não falta. Outro ponto positivo foi a moeda, bem mais em conta que a Libra e o Euro.

Caros, assim encerro meus primeiros relatos sobre o início dessa experiência incrível chamada Intercâmbio. No próximo post comecarei a detalhar passo-a-passo de como fechei negócio com a agência.

Esperando ansiosamente... Até lá!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário