06/10/2014

FALANDO SOBRE O IELTS


Como prometido, separei um post para falar apenas sobre o IELTS =)!!!

A primeira vez que ouvi falar do IELTS foi por intermédio de uma amiga que é coordenadora de uma escola de língua inglesa aqui em Manaus. Segundo ela, valeria bastante a pena tirar uma certificação, já que vou ficar 06 meses na Austrália. Caso o objetivo fosse apenas ganhar fluência no idioma, talvez 04 meses fosse o suficiente. Fiquei com essa idéia na cabeça e, então, comecei a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Reuni as principais informações e separei em tópicos. Vamos lá...

O que é o IELTS?
O IELTS (International English Language Testing System) é um exame padronizado reconhecido internacionalmente que comprova proficiência no inglês. Criado há mais de 20 anos, o exame é considerado como um dos principais padrões em exames do idioma. Todos os anos, o IELTS é feito por aproximadamente 1,4 milhão de pessoas em dezenas de países.

Formato do exame
São quatro provas, feitas todas no mesmo dia. A nota varia de 0 a 9. Em menos de 3 horas, seu conhecimento de inglês é avaliado em quatro segmentos: listening (compreensão), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (conversação).

  • Listening: composto por 40 questões que devem ser respondidas no período de 30 minutos.
  • Reading: composto por 40 questões e o tempo é de 60 minutos.
  • Writing: composto por duas redações que devem ser feitas no período de 60 minutos.
  • Speaking: dividido em três partes e leva cerca de 11 a 14 minutos para ser completado.

Benefícios
A certificação IELTS é reconhecida por mais de 6 mil instituições em mais de 135 países, portanto é ideal para estudantes que pretendem ingressar em um curso de graduação, pós-graduação ou que estão buscando estágios onde a comprovação do inglês é exigida. A maioria das universidades e empresas exige que a pontuação IELTS seja entre 6.0 e 6.5. Normalmente os resultados do IELTS são obtidos 2 semanas após o exame, facilitando o processo de admissão em inúmeras instituições.

Valor
Em 2012, o preço do exame era de R$ 440. Acredito que o valor não tenha aumentado muito. Assim espero ;)

Como fazer a prova?
O IETLS é aplicado em média uma vez por mês, em diferentes cidades brasileiras. A prova é aplicada pelo British Council, órgão ligado ao governo britânico. Para saber os locais de prova clique aqui.

Existem outros exames de prestígio e aceitos pelo maior número de instituições, entre eles, o Test of English as a Foreign Language (Toefl) e o Certificate of Proficiency in English (CPE).

Deu pra perceber que esses 06 meses na Austrália serão de muito estudo e dedicação... afinal passar no exame não é fácil! Só sei que estou mais que motivada a tirar essa certificação. Vai que num futuro mais distante eu não decida fazer um mestrado fora do Brasil, ou quem sabe até venha a morar fora do país. Não custa nada sonhar ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário